9.04.2013

Tudo sobre Modificação Corporal

Hey, é a Jenny, e o post da vez é sobre um tema que eu sou apaixonada que é sobre Body modification. Hoje em dia é normal você andar pelas ruas e dar de cara com tatuagem, alargadores, piercings, isso é modificação corporal. Quando você altera alguma parte do seu corpo, colocando algum objeto como metal, madeira e silicone. Mas qual o intuito disso? bem, cada um é cada um. Tem gente que faz para se diferenciar dos demais, eu acho que a maioria na verdade. Tem gente que acaba viciando e isso acaba virando um estilo de vida.
Mas gente, isso de modificar o corpo não é coisa de hoje não, rola já faz milhares de anos, são costumes tribais e demoraram para serem descobertos, são de origem da Ásia, Oceania e América, teeempos depois, foram descobertos pelos marinheiros. Com o decorrer do tempo, essas práticas não foram muito bem aceitas diante da sociedade, e ainda é, mas naquela época, tatuagem era coisa só de marginal e prostituta, segundo o sistema. Depois, lá pra década de 60, a tatuagem oriental ganhou seu valor, as outras modificações ainda demoraram um pouco para serem aceitas pela maioria. 

A Tatuagem: 



É umas das formas de modificação corporal mais usadas no mundo, trata-se de um desenho permanente na pele, ou seja, você faz, fica pra sempre. O procedimento é feito com várias agulhas que são introduzidas até 2 milímetros do tecido da pele, atingindo a derme. 
Há métodos de remoção, mas são caros e deixam cicatrizes ou mudança de cor na pele.

História:  Há provas de que a tatuagem existe desde os tempos 4000 e 2000 a.c no Egito. E também por outros nativos de outras regiões como a Indonésia, Nova Zelândia, Polinésia e Filipinas, eram feitas em rituais ligados a religiões e ritos de passagem.
Na Idade média, a tatuagem foi proibida como uma prática demoníaca pela igreja católica, foi conhecida como um vandalismo. 



Mais tarde, a tatuagem foi levada aos outros cantos do mundo pelos marinheiros ingleses, mas o governo inglês caracterizou essa prática como uma forma de identificar criminosos e foras da lei. Daí que ela foi banalizada de vez.
Ao decorrer dos tempos, a tatuagem foi mais aceita, mas isso foi e continua sendo um processo lento. Desde sempre quem é tatuado sofre preconceito diante dos ignorantes e preconceituosos que mal sabem que é uma forma de arte. Só que é uma arte permanente. 


Piercings:




É também uma modificação corporal, uma das mais comuns. É feito um furo na pele, e introduzido um brinco de metal esterilizado. 
Essa é outra modificação antiga, praticada pelas tribos, como os Kayapos, que perfuravam as orelhas e os lábios e os Papua- Nova Guiné, que perfuravam o nariz.
Os esquimós do Alasca tinham costume de furar o lábio e a língua a fim de passar para o "mundo adulto".
Na índia as mulheres furam o nariz, o septo e as orelhas.
Na época dos faraós, só quem tinha piercing no umbigo era da família real. (haha). 
Os Maias também praticavam a perfuração. 
Hoje em dia você vê quase todo mundo com piercing, dos mais novos até aos mais velhos. É mais aceito que a tatuagem pelo fato de que se enjoou, se precisar, tira.


Qual o tempo de cicatrização do piercing?

Lábio: 2 a 6 semanas.
Bochecha: 2 a 3 meses.
Língua: 4 a 6 semanas.
Orelha: 1 a 3 meses.
Sobrancelha: 2 a 5 meses.
Septo: 6 a 8 meses.
Umbigo: 3 meses a 1 ano.
Mamilo: 4 meses a 1 ano.

Existem vários tipos de piercing, os mais conhecidos são os de aço cirúrgico, mas não é o melhor para se usar pra uma boa cicatrização. O ideal é o de titânio ou o de teflon.


Alargador:



Bem, sobre o alargador eu já falei antes em um post passado. Mas vale lembrar que esse tipo de modificação é quando você alarga um furo do seu corpo até um certo ponto. Também é uma forma antiga de modificação fita pelas tribos.
É recomendável que se alargue 2 milímetros de cada vez, com uma pausa de 1 ou duas semanas, esperar até ela cicatrizar para retornar a alargar mais. Alargar requer calma, paciência e cuidados. Pois pode inflamar, causando infecções que podem levar a rasgar sua pele. 


Escarnificação:


Essa técnica de modificação faz com que produza cicatrizes na pele, feia por instrumentos cortantes. Ou seja, corta sua pele em forma de um desenho, pra depois ficar em forma de cicatriz. É meio bizarro, é uma das modificações em que eu pensaria muito em fazer, sei lá, acho que é por essa questão de ter que cortar pedaço da pele, me dá gastura, rs. 
Muitas culturas adquirem essa técnica, na África, as mulheres fazem escarnificação para ficarem mais atraentes. 
É MUITO dificil você vê alguém com essa modificação por aí, se bem que hoje em dia a galera tá adepta a tudo que é tipo de coisa. 


                

Bem, então gente, meu post foi esse, espero que tenham gostado, não esqueçam de comentar e me seguir. Vou seguir todos de volta. 
É isso, beijo beijo.

4 comentários:

  1. primeiro post que realmente trás informação sobre essas modificações, na maioria dos blogs é apenas opinião, e as vezes passam informações erradas. Parabéns! eu ja gosto muito do seu blog, e agora mais ainda, boa sorte... muito sucesso! beijos

    ResponderExcluir
  2. Escarnificação é um pouco bizarro, mas o resultado fica tão legal, tão diferente. Estou seguindo.

    http://fimdofuracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar dessa escarnificação e de todas foi a que me deu mais medo... Se tatuagem doí imagina isso dai! ui :O

    Beijo, Nathy!
    http://meumundoeaassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tem que ter MUITA coragem pra fazer, também me dá agonia só de olhar, e olha que fiz uma tatuagem grande no peito. KKK
      Obrigada por comentar.
      beijos

      Excluir

- Tentarei responder a todos.
- Podem criticar, contanto que me seja útil e construtiva.
- Ofensas serão ignoradas